Valdenir Ciceri

Bom Dia Porto Feliz
06:03 às 06:50

Sexta-feira, 19 de Maio de 2017 - 06h12 - Atualizado em: Sexta-feira, 19 de Maio de 2017
Inter inaugura exposição sobre futebol feminino
Museu do clube conta a história das ex-jogadoras Duda, Bel e Tati
Duda (esq), Bel e Tati (dir) foram homenageadas

Duda (esq), Bel e Tati (dir) foram homenageadas

Foto: Anderson Fetter / Agencia RBS

O futebol feminino do Inter escreveu um novo capítulo em sua história. Entre as emblemáticas conquistas do clube no museu do Beira-Rio, a partir desta quinta-feira, há um espaço especial para as mulheres que brilharam com a camisa colorada. Agora, Isabel Cristina Nunes, a Bel, Eduarda Marranghello Luizelli, a Duda, e Tatiele dos Santos Silveira, a Tati, disputam junto com Fernandão, Clemer, Dunga, Falcão e Figueroa a atenção de torcedores e visitantes do local.

— Eu não esperava esse reconhecimento. E acho isso muito importante, porque estamos começando um ciclo novo do futebol feminino no Brasil. É um reconhecimento das pioneiras, que fizeram uma história tão linda, que estava perdida — disse Bel, 51 anos, para completar: — Eles tornaram isso visível para essas meninas que estão jogando. Mostraa que elas podem fazer história. Pra mim, foi maravilhoso. Me deixou com o ego lá em cima — finalizou a ex-atleta.

Bel é contemporânea de Duda. Chegou ao Pepsi Bola que, em 1983, deu origem ao time do Inter. Além de ter jogado futsal, Bel teve passagem pelo Torino e, na seleção brasileira, conquistou o bicampeonato Sul-Americano em 1995. A ex-jogadora retornou ao Inter em 1990, mas logo transferiu-se para o Grêmio, onde foi campeã gaúcha. Hoje, mora em Florianópolis e não descarta o retorno ao futebol:

— Tive um convite do Avaí em 2014. Mas como não tinha todo esse incentivo no futebol feminino, não aceitei. É de se levantar essa questão. Se vier uma proposta boa, pode ser, sim — disse Bel, em meio aos totens com camisetas e medalhas históricas.

Duda, por sua vez, nunca ficou longe do futebol. Chegou a jogar grávida a sua última partida como jogadora profissional, depois de passagens pelo Milan e Hellas Verona, ambos da Itália. Vieram também as conquista, ao lado de Bel, do bi Sul-Americano em 1995, os cinco campeonatos gaúchos, o tricampeonato da Copa Sul e o terceiro lugar do Brasileirão em 2001. Virou mãe e manteve o esporte em sua vida de outra maneira: com uma escolinha.

— O sentimento é maravilhoso. Primeiro, por resgatar uma história que é tua vida. A minha, desde que nasci, foi no Inter. E hoje colocar isso para ser visto, ser lembrada é maravilhoso — comemora Duda, 45 anos, hoje à frente do departamento de futebol feminino como gerente.

Mais nova delas, Tati comemorou muito com a camisa do Inter desde os 13 anos. Foi pentacampeã gaúcha, tricampeã da Copa Sul e, ao lado de Duda, fez parte da campanha do terceiro lugar do Campeonato Brasileiro de 2001. Formada em Educação Física, a ex-jogadora de 35 anos buscou experiência nos Estados Unidos e, hoje, está à frente das equipes femininas do Inter como técnica das categorias de base e equipe adulta:

— Foi uma surpresa quando fiquei sabendo que seria homenageada. É uma emoção muito grande em dividir esse espaço com dois dos principais nomes do futebol feminino. A Bel e a Duda sempre foram nossas referências e consegui jogar com as duas — disse a treinadora colorada, que ainda emendou sobre os desafios da equipe: — O segundo semestre é o nosso grande objetivo do ano, o Gauchão adulto. O torcedor pode esperar muito empenho. As meninas estão ansiosas pela estreia. Queremos as vitórias e trazer esse título de volta ao Beira-Rio — finalizou.

O museu do Inter é aberto ao público e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, fechando a bilheteria às 17h30min. A entrada custa R$ 10 (crianças de 6 a 12 anos, estudantes, professores, idosos com mais de 60 anos têm desconto de 50%). Sócios têm isenção.


Fonte: ZHESPORTES


COMPARTILHE:
Enquete

Após as últimas notícias relacionadas a Michel Temer, você apoia a saída dele da Presidência?

 
Resultados
Sim
72%
Não
28%

 Voltar para enquete
Clique aqui para anunciar
Rádio Porto Feliz no facebook

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122
http://portofeliz.am.br/

Google Maps

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.