Gilmar dos Reis

Viva a Banda
14:03 às 14:30

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2018 - 09h48
​Vigilância Epidemiológica emite alerta sobre cuidados com taturanas
Contato com animal pode levar a morte
Foto: Divulgação

A Vigilância Epidemiológica de Mondaí está emitindo um alerta a toda população, sobre os cuidados com animais peçonhentos, principalmente as lagartas taturanas.

Um caso já foi registrado na última segunda-feira (8), em Dionísio Cerqueira, onde uma mulher de 60 anos morreu após entrar em contato com o animal, enquanto trabalhava em sua propriedade rural.

De acordo com a Bióloga do setor de zoonoses da Gerencia Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, Marciéle Bogo, essa lagarta é muito encontrada na região, e possui a característica de se camuflar nas árvores silvestres e frutíferas, em virtude da sua coloração ser parecida com a das árvores.

Segundo ela, a lagarta possui listras de coloração marrom e preta e espinhos de coloração verde, sendo que dessa forma ela consegue se camuflar nas árvores, fazendo com que as pessoas entrem em contato sem perceber.

População deve tomar medidas para evitar o contato com lagarta

A Bióloga do setor de zoonoses da Gerencia Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, Marciéle Bogo, aponta para algumas medidas que devem ser adotadas para evitar o contato com o animal, principalmente em atividades rurais e de jardinagem.

Segundo ela, as pessoas devem utilizar roupas de maga longa, luvas de couro, chapéus ou bonés, manter as árvores podadas e com seus caules pintados na cor branca, para evitar a camuflagem do animal.

A bióloga, ainda salienta que os cuidados também devem ser tomados para outros animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas.

Ela explica que se houver caso de contato com algum desses animais, a pessoa deve imediatamente ser encaminhada a uma unidade de saúde para receber atendimento especializado.

O indivíduo ainda deve observar qual o tipo de animal que entrou em contato, pois cada um possui seu próprio veneno, onde deve ser utilizado um tipo de soro específico para o tratamento.

Em Mondaí até o momento não houve registro de pessoas que tiveram contato com lagartas taturanas.


Fonte: Rádio Porto Feliz / Ascom Mondaí


COMPARTILHE:
Rádio Porto Feliz no facebook

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122
http://portofeliz.am.br/

Google Maps

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.