Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2018 - 08h14
Governo irá premiar Renato com Medalha do Mérito Militar
Renato foi campeão da Libertadores com o Grêmio em 2017
Foto: LUCAS UEBEL / GRÊMIO FBPA

A lista de brasileiros agraciados com a Medalha “Mérito” Desportivo Militar vai ganhar novos nomes e um deles chama bastante atenção. Campeão da Libertadores como técnico do Grêmio, Renato Portalupi é um dos agraciados em lista publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS-PE).

Questionada, a Defesa não respondeu sobre os motivos pelos quais Renato Gaúcho foi incluído na relação, que tem outros nove civis: os também técnicos Tite e Felipão, os ex-jogadores de futebol Cafu, Zico e Ronaldo, a ex-ginasta Lais Souza, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, o velejador Amyr Klink e o canoisas Isaquias Queiroz, todos tratados como “senhor” e “senhora” na publicação.

Pelo decreto do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva que criou a medalha em 2006, ela pode ser entregue a “militares que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais” e também a “militares e civis brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do Brasil”. No caso de Renato, como ele é civil, só se encaixa no perfil de quem prestou relevantes serviços ao desporto militar do Brasil.

Procurado, o treinador disse desconhecer a homenagem e que, por isso, não comentaria. A Defesa informou que a entrega das medalhas vai acontecer em 2 de março, no Rio.

Em 2008, quando a medalha foi regulamentada, ficou definido que cabe a quatro entidades a sugestão de nomes: as Comissões do Desporto do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e da Comissão Desportiva Militar do Brasil.

Desde que foi instituída, a Medalha “Mérito” Desportivo Militar já foi distribuída a 1.657 pessoas e instituições, entre eles o São Paulo, o Santos e o Cruzeiro e o ex-jogador Ademir da Guia. A maior parte dos homenageados são militares de carreira e atletas do programa de alto rendimento das Forças Armadas.


Fonte: gremistas.net.br


COMPARTILHE:
Rádio Porto Feliz no facebook

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122
http://portofeliz.am.br/

Google Maps

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.