Quinta-feira, 10 de Maio de 2018 - 16h27 - Atualizado em: Sexta-feira, 11 de Maio de 2018
Moradora que nasceu e mora até hoje no mesmo lugar comemora 100 anos
Maria Gonçalves do Amaral ganhou festa surpresa de aniversário no interior de Abelardo Luz

Moradora do interior de Abelardo Luz, dona Maria Gonçalves do Amaral está comemorando nesta quinta-feira (10), um século de existência. A história centenária foi toda construída no interior do município, já que a aniversariante vive na região do Alegre do Marco desde o dia em que veio ao mundo, em 10 de maio de 1918.

Amigos, familiares e vizinhos fizeram a alegria da idosa em uma festa surpresa nesta quarta-feira (09). Dona Maria cortou o bolo dos 100 anos, mas disse que não gosta muito de doce e também não costuma tomar muito refrigerante, talvez uma das receitas para a vida longa e com saúde.

Ela é uma das moradoras mais antigas do município, onde trabalhou a vida inteira na roça. A centenária tem boa memória e conta que nunca foi à escola. Da vida, recorda passagens dos tempos difíceis, de poucos recursos. "Nascemos e se criamos trabalhando na roça até os dez anos, sempre trabalhando, carpindo, plantando trigo. Depois fomos crescendo, roçando e derrubando terra de mato para fazer roça".

Na enfermidade, o "chá da horta" era a receita. "Para saúde tomava remédio da horta. Não existia médico. Se cobra pegava a gente, morria ou sarava. Não tinha remédio. Os benzedores que sabiam benzer saravam muita mordida de cobra, mas muitos morriam, não escapavam", recorda.

Mãe de oito filhos — dois já falecidos —, dona Maria também é avó de 12 netos e tem 13 bisnetos. Ela sempre acorda cedo, por volta das 5 horas, para tomar chimarrão. Também garante que ainda não parou de trabalhar, indo sempre que pode cuidar das plantações cultivadas na propriedade onde mora.


Fonte: Oeste Mais


COMPARTILHE:
Rádio Porto Feliz no facebook

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122
http://portofeliz.am.br/

Google Maps

Este site também pode ser acessado via Smartphone/Tablet. Mais mobilidade para você.