Sábado, 12 de Agosto de 2017 - 10h08 - Atualizado em: Sábado, 12 de Agosto de 2017
Professora de SC dará palestra na Nasa
Além dos EUA, ela fará apresentações nas universidades de Cambridge e Oxford, no Reino Unido
Professora catarinense já está nos EUA para dar palestra na Nasa

Professora catarinense já está nos EUA para dar palestra na Nasa

Foto: AP Alexander

A professora de duas universidades da Grande Florianópolis, Simone Keller Füchter está nos Estados Unidos se preparando para uma palestra.

Na próxima quinta (17), ela fará uma apresentação no Johnson Space Center, da Nasa, a agência espacial norte-americana, em Houston, no estado do Texas. Além dessa palestra, ao longo do ano ela também falará sobre sua pesquisa em universidades da Itália e do Reino Unido.

"A expectativa para a palestra é bem grande, estou muito feliz em estar aqui e muito satisfeita com o entusiasmo da equipe da NASA em relação aos resultados das pesquisas que estou indo apresentar", disse Simone, já nos Estados Unidos.

A pesquisa de Simone Keller é sobre o uso de realidade aumentada para treinamento de profissionais técnicos. Os estudos foram desenvolvidos na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) de Palhoça e na Estácio de Sá de São José.

Realidade aumentada

"Na realidade aumentada você visualiza, por exemplo, um motor tridimensional em cima de sua própria mesa e continua visualizando o seu ambiente real acrescido dos objetos virtuais. Alguns são tão realistas que parecem mesmo que estão à sua frente e você pode admirá-los, manuseá-los, interagir e aprender com eles", resumiu a professora. É possível ver esses objetos através de um celular, tablet, datashow e óculos de realidade virtual, por exemplo.

No caso da Nasa, essa tecnologia poderia ser usada para treinamento com técnicos. Os objetos a serem visualizados pela realidade aumentada são equipamentos específicos, como periféricos de computadores e motores, por exemplo.

A ideia é que os técnicos possam ganhar habilidades no manuseio dos equipamentos de forma virtual. Esse formato diminui os custos de ter os aparelhos, que são caros, fisicamente presentes no momento do treinamento, além da capacidade de se fazer esse treino em grande escala, levando o conhecimento a mais profissionais.

Além desse uso na Nasa, a realidade aumentada pode ter outras utilidades mais cotidianas, explicou a professora. "A área da saúde, com visualização do corpo humano, exames tridimensionais, tem um forte potencial. Na arquitetura é fantástica. O cliente, ao colocar um óculos de realidade virtual, ou mesmo celular e tablet, pode visualizar sua futura casa, percorrer seus cômodos, interagir com o espaço, como por exemplo trocando o tecido do sofá, ligando o abajur, abrindo janelas, mudando móveis de lugar", disse.

Mais palestras

Ainda nos Estados Unidos, Simone Keller fará palestra na empresa Dropbox Inc, dedicada a oferecer serviços de nuvem na internet, em Austin, também no Texas.

Em novembro, ela estará no evento Immersive Education na Toscana, Itália. Mais tarde, faz apresentações nas universidades de Cambridge e Open University, no Reino Unido, para firmar parcerias e em janeiro do ano que vem vai à Universidade de Oxford, também na Inglaterra.


Fonte: G1/SC


COMPARTILHE:
Rádio Porto Feliz no facebook

Rádio Porto Feliz - AM 1530
Avenida Porto Feliz, 188 - Centro - Mondaí - SC
Ligue para nós: (49) 36740122
https://portofeliz.am.br/

Google Maps

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.